Como a prática desportiva contribui para a melhoria na qualidade motora da pessoa com deficiência e auxiliam na sua percepção, este incentivo tem como finalidade fazer uma análise das prováveis alternativas para uma proposta de trabalho de inclusão para pessoas com deficiência, utilizando-se de atividades esportivas.
Também se procurará lançar luz sobre as dificuldades de se estabelecer programas de reabilitação a este grupo de pessoas, nos quais se pretende dar ênfase a atividades que estimule a propriocepção. Através da analise dos resultados se pretende relacionar os benefícios e os avanços obtidos durante a prática esportiva, e formular uma proposta de trabalho que auxilie na reabilitação de pessoas com deficiência através de programas de atividades físicas.
A prática de uma atividade física seja ela com fins esportivos ou de lazer, vem sendo um grande agente de reabilitação e recuperação de pessoas com deficiência e um instrumento facilitador de sua inclusão social, a prática esportiva permite ao praticante com deficiência em percebesse como protagonista da ação em que está envolvido e não mais como coadjuvante. E no caso da pessoa com deficiência o desenvolvimento da percepção é fundamental para a compensação da funcionalidade perdida em virtude da sua deficiência.
A atividade física tem a facilidade de reunir os vários elementos psicomotores necessários para o desenvolvimento de um indivíduo de uma forma não tradicional observados em sessões de fisioterapia convencionais, as atividades físicas com características esportivas recreativas agregam um valor de motivação onde o indivíduo participa da sua efetiva recuperação, desde que ele perceba os movimentos e a finalidade desta prática para seu benefício.
Estimulando a propriocepção estaremos melhorando a postura corporal e desenvolvendo uma conscientização corporal.
Palestras, treinamentos ou consultoria FALE CONOSCO.
|